Entenda as categorias Selecione uma opção e entenda os pré-requisitos para cada classificação

Cama e Café Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.

Para o tipo CAMA & CAFÉ, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a quatro estrelas (máximo).


O CAMA & CAFÉ de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, o CAMA & CAFÉ deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.


 

PDF

Clique aqui para fazer download da cartilha de orientação básica.

PDF

Clique aqui para fazer download da matriz com os requisitos necessários à classificação.

Pré-requisitos
de classificação

Selecione uma categoria e veja alguns exemplos de requisitos obrigatórios.

  • O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 8 m²
  • Banheiro compartilhado com 1,30 m²
  • Cama com colchão solteiro, com mínimo de 0,80 m x 1,90 m ou cama com colchão casal, com mínimo de 1,40 m x 1,90 m
  • Troca de roupas de cama a cada três dias
  • Troca de roupas de banho a cada três dias
  • Café da manhã básico (café, leite, achocolatado em pó, chá, 01 fruta, manteiga/margarina, pão, geléia, açúcar e adoçante)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local 
  • O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 8 m²
  • Banheiro compartilhado com 1,30 m²
  • Cama com colchão solteiro, com mínimo de 0,80 m x 1,90 m ou cama com colchão casal, com mínimo de 1,40 m x 1,90 m
  • Troca de roupas de cama a cada três dias
  • Troca de roupas de banho a cada três dias
  • Café da manhã básico + 01 item opcional
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local 
  • O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horas
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 11 m²
  • Banheiro privativo com 2 m²
  • Cama com colchão solteiro, com mínimo de 0,80 m x 1,90 m ou cama com colchão casal, com mínimo de 1,40 m x 1,90 m
  • Troca de roupas de cama a cada três dias
  • Troca de roupas de banho em dias alternados
  • Sala de estar com televisão
  • Uma mesa com cadeira em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/ventilação forçada/calefação) adequada em 100% das UH
  • Café da manhã básico + 01 suco + 3 itens opcionais
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local 
  • O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 11 m²
  • Banheiro privativo com 2 m²
  • Cama com colchão solteiro, com mínimo de 0,80 m x 1,90 m ou cama com colchão casal, com mínimo de 1,40 m x 1,90 m
  • Troca de roupas de cama a cada três dias
  • Troca de roupas de banho em dias alternados
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Televisão em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais
  • Disponibilização de computador portátil com acesso à internet, a pedido
  • Uma mesa com cadeira em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/ventilação forçada/calefação) adequada em 100% das UH
  • Café da manhã básico + 01 suco + 5 itens opcionais
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local